Estudando
com seu filho - Matemática
Nesta conversa, caros pais, vamos tratar
de dois aspectos que consideramos muito importantes para que seus filhos
obtenham bons resultados no estudo da matemática. Em primeiro lugar constatemos
que são muito comuns frases como: “Eu sou uma nulidade em matemática” ou “Eu
detesto matemática”.
Frases como estas são pronunciadas,
muitas vezes, por pessoas com grande conhecimento em outras áreas do saber. Por
incrível que pareça, são ditas, às vezes por professores de outras matérias que
não lecionam ciências exatas. O fato é que essas frases contribuem para
desestimular os seus filhos no seu aprendizado da matemática. É preciso, então,
refutar esses dizeres, ressaltando, ao invés, que a matemática é uma linguagem
tão importante como a língua pátria e que a sua aprendizagem é uma questão de
tempo, de dedicação e de perseverança. Não há nenhum mérito em não saber
matemática ou não gostar dessa matéria, pelo contrário.
O segundo aspecto, que gostaríamos de
levantar, está ligado a frases habituais no convívio com os alunos, como as
seguintes: “Essa matéria é muito difícil” ou “A prova vai ser fácil, não é
professor?” Estas frases revelam a tendência de boa parte dos alunos de
procurar sempre evitar dificuldades. É preciso orientá-los no sentido de que
uma avaliação deve conter questões de todos os níveis, fáceis, médias e
difíceis, para assim poder medir o seu aproveitamento. Seus filhos enfrentarão,
mais cedo ou mais tarde, vestibulinhos, vestibulares e concursos nos quais
serão ranqueados. Para que esses ranqueamentos sejam eficientes, o nível de
dificuldade das questões deve ser diversificado.
É
preciso incutir nos jovens a sensação de imenso prazer que se experimente ao
conseguir resolver uma questão difícil de matemática. Perguntem aos seus filhos
se eles preferem que o time de futebol, para o qual torcem, vença um adversário
da quarta divisão de um campeonato estadual ou o Barcelona. O prazer maior está
em vencer o adversário mais difícil. O mesmo ocorre com as questões de
matemática: o prazer maior está no resolver as mais difíceis. No fundo, vivemos
para vencer dificuldades e quanto maiores elas forem mais felizes ficaremos ao
vencê-las.
Acreditamos que, se os dois aspectos
aqui levantados forem observados, seus filhos aprenderão matemática de uma
maneira mais eficaz e prazerosa.
Disponível: www.sejaetico.com.br
- recursos pedagógicos, 2018 - acesso 27/03/2020.
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