sexta-feira, 27 de março de 2020

Dicas de como contribuir com o processo de aprendizagem escolar com seu filho.


Estudando com seu filho - Matemática

Nesta conversa, caros pais, vamos tratar de dois aspectos que consideramos muito importantes para que seus filhos obtenham bons resultados no estudo da matemática. Em primeiro lugar constatemos que são muito comuns frases como: “Eu sou uma nulidade em matemática” ou “Eu detesto matemática”.
Frases como estas são pronunciadas, muitas vezes, por pessoas com grande conhecimento em outras áreas do saber. Por incrível que pareça, são ditas, às vezes por professores de outras matérias que não lecionam ciências exatas. O fato é que essas frases contribuem para desestimular os seus filhos no seu aprendizado da matemática. É preciso, então, refutar esses dizeres, ressaltando, ao invés, que a matemática é uma linguagem tão importante como a língua pátria e que a sua aprendizagem é uma questão de tempo, de dedicação e de perseverança. Não há nenhum mérito em não saber matemática ou não gostar dessa matéria, pelo contrário.
O segundo aspecto, que gostaríamos de levantar, está ligado a frases habituais no convívio com os alunos, como as seguintes: “Essa matéria é muito difícil” ou “A prova vai ser fácil, não é professor?” Estas frases revelam a tendência de boa parte dos alunos de procurar sempre evitar dificuldades. É preciso orientá-los no sentido de que uma avaliação deve conter questões de todos os níveis, fáceis, médias e difíceis, para assim poder medir o seu aproveitamento. Seus filhos enfrentarão, mais cedo ou mais tarde, vestibulinhos, vestibulares e concursos nos quais serão ranqueados. Para que esses ranqueamentos sejam eficientes, o nível de dificuldade das questões deve ser diversificado.
 É preciso incutir nos jovens a sensação de imenso prazer que se experimente ao conseguir resolver uma questão difícil de matemática. Perguntem aos seus filhos se eles preferem que o time de futebol, para o qual torcem, vença um adversário da quarta divisão de um campeonato estadual ou o Barcelona. O prazer maior está em vencer o adversário mais difícil. O mesmo ocorre com as questões de matemática: o prazer maior está no resolver as mais difíceis. No fundo, vivemos para vencer dificuldades e quanto maiores elas forem mais felizes ficaremos ao vencê-las.
Acreditamos que, se os dois aspectos aqui levantados forem observados, seus filhos aprenderão matemática de uma maneira mais eficaz e prazerosa.

Disponível: www.sejaetico.com.br - recursos pedagógicos, 2018 - acesso 27/03/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário